Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

V. 14 N. 36 Set./Dez. 2021

VOTO LIMITADO NAS ELEIÇÕES PROPORCIONAIS LEGISLATIVAS BRASILEIRAS: UM PROCEDIMENTO PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA DAS ESCOLHAS

DOI
https://doi.org/10.51206/elegis.v14i36.714
Enviado
junho 9, 2021
Publicado
2021-11-03

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir como a introdução de um voto limitado pode beneficiar o alcance de eficiência nas eleições legislativas brasileiras. A experiência brasileira com o voto proporcional apresenta distritos de magnitude elevada e um número expressivo de candidaturas, dificultando a ação de candidatos e de eleitores. Argumentamos que se o eleitor tivesse disponível, ao invés de um único voto, um número maior de escolhas, segundas e terceiras preferências poderiam ser capturadas, no contexto de inúmeras candidaturas. Especificamente apontamos, com base em resultados da literatura, que disponibilizar até três votos, em distritos que são de pelo menos oito candidatos, aumentaria a eficiência das escolhas públicas de representantes legislativos.

Referências

  1. ACE Project. The Electoral Knowledge Network. Disponí­vel em: https://aceproject.org/main/english/es/ese02b.htm. Consulta em 21 de março de 2021.
  2. ARRINGTON, Theodore S.; INGALLS, Gerald L.. The limited vote alternative to affirmative districting. Political Geography, v. 17, n. 6, pp. 701-28, 1998.
  3. BRASIL. Código Eleitoral, Lei 4.737/65. 1965. Disponí­vel em: https://www.tse.jus.br/legislacao/codigo-eleitoral/codigo-eleitoral-1/codigo-eleitoral-lei-nb0-4.737-de-15-de-julho-de-1965
  4. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasí­lia, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988
  5. BRASIL. Lei Geral das Eleições, Lei 9.504/97. 1997. Disponí­vel em: https://www.tse.jus.br/legislacao/codigo-eleitoral/lei-das-eleicoes/lei-das-eleicoes-lei-nb0-9.504-de-30-de-setembro-de-1997
  6. BRASIL. Lei 13165. 2015. Disponí­vel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13165.htm#art4
  7. BRASIL. Lei 13877. 2019 a. Disponí­vel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13877.htm
  8. BRASIL. Lei 13878. 2019 b. Disponí­vel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13878.htm
  9. DISS, Mostapha, TLIDI Abdelmonaim, KAMWA Eric, "On Some k-scoring Rules for Committee Elections: Agreement and Condorcet Principle. Revue d'économie politique, v. 130, pp. 699-725, 2020. Disponí­vel em: https://www.cairn-int.info/journal-revue-d-economie-politique-2020-5-page-699.htm
  10. GARG, Nikhil; GELAU, L.; Sakshuwong, SUKOLSAK; GOEL, Ashish. Who is in Your Top Three? Optimizing Learning in Elections with Many Candidates. Research Gate, Pre print., 2019. Disponí­vel em: https://www.researchgate.net/publication/333892336
  11. LAKEMAN, Enid; LABERT, James. Voting in democracies. London: Faber, 1995
  12. IDEA – Institute for Democracy and Electoral Assistance. Electoral Design System: The new international IDEA handbook. Avaliable in: https://www.idea.int/sites/default/files/publications/electoral-system-design-the-new-international-idea-handbook.pdf
  13. LIMA JUNIOR, OLAVO BRASIL. Reformas de sistemas eleitorais: mudanças, contextos e consequências. Dados, v. 42, n. 1, 1999. Disponí­vel em: https://doi.org/10.1590/S0011-52581999000100004
  14. REYNOLDS, Andrew; REILLEY, Ben; ELLIS, Andrew. Electoral System Design: The New International IDEA Handbook. Stockholm, Sweden: International Institute for Democracy and Electoral Assistance. p. 44, 2005.
  15. THE NETHERLANDS. Regras Eleitorais para o Parlamento. 2017. Disponí­vel em: https://www.osce.org/files/f/documents/c/6/322761.pdf,
  16. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Estatí­sticas Eleitorais. Disponí­vel em: https://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleitorais