Diretrizes para Autores
INFORMAÇÕES AOS(ÀS) AUTORES(AS)
1. A E-Legis aceita manuscritos de pesquisa e relatos de experiência originais e inéditos. Trabalhos preliminares publicados em anais de eventos científicos ou em plataformas de preprint são considerados inéditos pela E-Legis.
2. É exigida a titulação de doutor de pelo menos um dos(as) autores(as).
3. Permite-se a indicação de até cinco autores(as) por manuscrito, incluindo autor(a) principal e coautores(as). Quando houver distinção de papeis entre autores(as), o(a) autor(a) principal deve ser o(a) primeiro(a) citado(a).
4. Na submissão, os(as) autores(as) devem informar obrigatoriamente: nome completo, afiliação(ões) institucional(ais), e-mail e ORCID.
5. Os(As) autores(as) devem referenciar e permitir acesso a dados, códigos de programas e outros conteúdos subjacentes aos textos dos manuscritos. Os conteúdos citados devem ser disponibilizados em acesso aberto antes e após a publicação.
6. Ao submeter um manuscrito, os(as) autores(as) comprometem-se a não enviar o mesmo a outro periódico durante o processo de avaliação.
7. Antes do envio, o(a) autor(a) deve verificar se o manuscrito atende aos requisitos de avaliação de micro e macroaspectos e de conteúdo.
8. Indica-se, também, a leitura das instruções de formatação do manuscrito.
9. Para a submissão, devem ser anexados os seguintes arquivos:
- Carta de apresentação: dirigida aos editores, deve seguir o modelo disponível;
- Manuscrito para avaliação: o documento deve ser enviado conforme o modelo disponível em modelo Overleaf (submeter o projeto .zip) ou em modelo manuscrito (submeter o documento .doc/.docx); e
- Tabelas e figuras como documentos separados, quando for o caso.
10. No caso da submissão com o uso do modelo Overleaf, indica-se a leitura das instruções para iniciar os trabalhos no projeto Overleaf.
11. No caso dos manuscritos que, após a submissão, recebem decisão editorial "aceitar com adaptações obrigatórias", as alterações efetuadas deverão ser destacadas em carta de revisão.
12. Não há taxa para submissão e avaliação de manuscritos.
INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO
1. A E-Legis adota a submissão de manuscritos exclusivamente on-line, por meio da página da revista na plataforma OJS.
2. Os arquivos devem ser submetidos em formato de projeto LaTeX para o Overleaf (.zip) ou .doc/.docx e não ultrapassar 10 (dez) MB cada.
3. O manuscrito deve seguir o modelo disponível em modelo Overleaf ou em modelo manuscrito. No caso do formato .doc/.docx, a identificação de autoria deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades.
4. A carta de apresentação deve seguir o modelo disponível.
5. Os manuscritos devem ter de 5.000 a 10.000 palavras (excluindo resumos, palavras-chave, tabelas e figuras).
6. Os manuscritos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol.
7. Os manuscritos devem conter títulos, resumos (máximo de 200 palavras cada), tabelas, figuras e até cinco palavras-chave em cada um dos idiomas português, inglês e espanhol.
8. As citações, as referências e a apresentação das tabelas e figuras devem seguir as instruções dadas no modelo de submissão utilizado.
9. A E-Legis utiliza o Manual de Redação da Presidência da República e o Manual de Redação da Câmara dos Deputados no processo de revisão com o objetivo de garantir a boa qualidade dos textos, o que inclui revisão de aspectos como pontuação, uso de siglas, uso de iniciais maiúsculas e emprego de itálico para termos estrangeiros.
10. O texto deve ser redigido integralmente em linguagem compatível com a redação científica, em linguagem impessoal, por meio do uso da terceira pessoa do discurso, da ocultação do agente, do uso gramatical do sujeito indeterminado, do uso de agente inanimado e(ou) do uso da voz passiva.
Declaração de Direito Autoral
A E-Legis reserva-se o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Aprovados os manuscritos, os(as) autores(as) autorizam a publicação na Revista E-Legis, cedendo, a título gratuito e em caráter definitivo, inclusive de tradução, os direitos autorais patrimoniais decorrentes.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista E-Legis, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita à autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a E-Legis.
A Comissão Editorial da E-Legis não se compromete a devolver as colaborações recebidas.