Ir al menú de navegación principal Ir al contenido principal Ir al pie de página del sitio

Artigos

V. 10 Número Especial – Pesquisas e Polí­ticas sobre Esporte

O ESPORTE NA ESCOLA INCLUSIVA: PROBLEMATIZANDO A QUESTÃO DA COMPETIÇÃO E PARTICIPAÇÃO NO ITINERÁRIO DE UM PROJETO ESPORTIVO (THE SPORTS IN THE INCLUSIVE SCHOOL: PROBLEMATIZING THE QUESTION OF THE COMPETITION AND PARTICIPATION IN THE ITINERARY OF A SPORTIVE PROJECT)

DOI
https://doi.org/10.51206/e-legis.v10i0.385
Enviado
noviembre 29, 2017
Publicado
2017-12-05

Resumen

O presente estudo busca analisar e discutir o sentido dado ao esporte tendo como lócus o projeto "Centro de Iniciação Desportiva Paralí­mpica – CID-PL". É um estudo de abordagem qualitativa e descritiva cujo instrumento contou com questionário e registros de observação e com a participação de 4 coordenadores e 10 professores que atuam em diferentes regiões administrativas do Distrito Federal. Os resultados apontam para um maior favorecimento de alunos que possuem "˜perfil' para competir e ideias que favorecem a concepção do esporte praticado no projeto voltada aos princí­pios do esporte-competição, com treinamento e busca por resultados. Conclui-se que o CID-PL, a partir de seus coordenadores e professores, não atende, em sua totalidade, às perspectivas do esporte-educação-participação.