Ir al menú de navegación principal Ir al contenido principal Ir al pie de página del sitio

Artigos

V. 11 N. 26 Maio/Ago. 2018 - Edição especial de dez anos

CAMPANHA ELEITORAL 2016: A RELAÇÃO ENTRE GASTOS E VOTOS DOS CANDIDATOS A PREFEITO NAS CAPITAIS / ELECTION CAMPAIGN 2016: THE RELATIONSHIP BETWEEN EXPENSES AND VOTES OF CANDIDATES TO THE MAYOR IN CAPITALS

DOI
https://doi.org/10.51206/e-legis.v11i26.377
Enviado
noviembre 14, 2017
Publicado
2018-08-16

Resumen

Quem foi mais eficiente em transformar dinheiro em votos na disputa pelas prefeituras das capitais do Brasil em 2016? Incumbents ou challengers? Este artigo, que testa a ocorrência do Efeito Jacobson nas capitais do paí­s, aponta que os candidatos à reeleição foram menos eficientes na transformação de gastos de campanha em votos conquistados: em média, a cada 1% de incremento na receita, os prefeitos que se candidataram à reeleição tiveram um aumento de 0,591% na quantidade de votos recebidos, enquanto os desafiantes alcançaram 0,632%. A pesquisa reproduz o modelo utilizado por Paranhos et al. (2013) – estatí­stica descritiva e multivariada –, que, analisando a disputa nas capitais em 2012, encontraram efeito inverso.