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Artigos

V. 10 N. 22 Jan./Abr. 2017

JORNALISMO EM VÍDEO PARA WEB: O MODELO DA AGÊNCIA SENADO / VIDEO JOURNALISM FOR WEB: THE MODEL OF THE BRAZILIAN FEDERAL SENATE NEWS AGENCY

DOI
https://doi.org/10.51206/e-legis.v10i22.272
Enviado
diciembre 1, 2015
Publicado
2017-04-26

Resumen

Com o objetivo de identificar as caracterí­sticas próprias da linguagem e do formato de ví­deos para divulgação na internet, foram aplicadas nesta pesquisa as metodologias de revisão bibliográfica e análise de conteúdo dos 50 ví­deos mais assistidos no canal do Senado Federal no website YouTube, no ano de 2014. O canal é mantido pela agência de notí­cias da Casa e abriga primordialmente conteúdo feito exclusivamente para a web. O conteúdo dos ví­deos consiste na cobertura factual das atividades das senadoras e dos senadores, além de material especial. No caso investigado, verificou-se que o material criado para a internet tem especificidades e não se confunde com o feito para TV – a estrutura, o formato e a narrativa não obedecem ao padrão do telejornalismo. Identificou-se, ainda, que os aspectos temáticos que mais despertaram o interesse do público, devido à presença significativa nessa seleção de ví­deos mais assistidos, foram conflitos pessoais exaltados entre parlamentares e temas polêmicos, como a regulamentação do uso da maconha.