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Artigos

V. 7 N. 14 Maio/Ago. 2014

O DISCURSO FUNDADOR DAS MÍDIAS LEGISLATIVAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

DOI
https://doi.org/10.51206/e-legis.v14i14.184
Enviado
junio 4, 2014
Publicado
2014-08-28

Resumen

Analisa os aspectos polí­ticos do discurso fundador das mí­dias legislativas da Câmara dos Deputados. Tal discurso compreende os argumentos e justificativas dos responsáveis pela criação, gestão e produção de conteúdos desses veí­culos e contempla três aspectos: (1) justificativa baseada no princí­pio constitucional da publicidade; (2) contraposição à agenda negativa da mí­dia privada sobre o Poder Legislativo; (3) defesa institucional dos veí­culos legislativos, especialmente polí­tica editorial e estratégias de divulgação. A metodologia utilizada consiste na combinação de pesquisa bibliográfica e documental com análise de discurso. Conclui que o sistema de comunicação social informação prioriza uma agenda informativa diferenciada, com enfoques e enquadramentos que não são contemplados pelos veí­culos privados, ao mesmo tempo que é centrado na difusão de informações jornalí­sticas, ou seja, o mesmo modelo que impera no setor privado.