RELAÇÃO ENTRE PARLAMENTOS: ESTUDO SOBRE O CENTRO DE APOIO ÀS CÂMARAS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51206/e-legis.v14i35.658

Palavras-chave:

Federalismo, Poder Legislativo, Cooperação, Legislativos estaduais, Legislativos municipais.

Resumo

O estudo visa compreender a relação entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e os parlamentos municipais, por meio do Centro de Apoio às Câmaras (Ceac). Nesse intuito, analisa a criação, a institucionalização e a atuação do Ceac diante do processo de desenvolvimento institucional da ALMG e das relações federativas pós-Constituição Federal de 1988. Para tal, o trabalho realizou investigação qualitativa, abordagem exploratória, com pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. A pesquisa conclui, em linhas gerais, que o Ceac busca contribuir para o aprimoramento das atividades legislativas municipais e se constitui como interface de entrada de informação dos parlamentos locais.

Biografia do Autor

Taí­se Leal Lima

Mestre em Administração Pública pelo Programa de Pós-Graduação da Fundação João Pinheiro – FJP. Bacharel em Ciências do Estado pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Bruno Lazzarotti Diniz Costa, Fundação João Pinheiro

Atualmente é Pesquisador Pleno III do Fundação João Pinheiro. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Sociologia e Polí­tica pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2021-08-17

Edição

Seção

Dossiê Legislativos Estaduais e Municipais