EDUCAÇÃO POLÍTICA, DEMOCRACIA E DEMANDA JOVEM: A VISÃO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE A POLÍTICA

Autores

  • Humberto Dantas Universidade Nove de Julho https://orcid.org/0000-0002-6169-470X
  • Felipe Rivello da Silva Centro de Liderança Pública
  • Paulo Marcelo Rocha Garcia Centro de Liderança Pública
  • Ronival Silva Virgolino Centro de Liderança Pública

DOI:

https://doi.org/10.51206/e-legis.v12i30.518

Palavras-chave:

Democracia, Educação Polí­tica, Juventude

Resumo

A educação polí­tica tem desafiado princí­pios gerais da democracia e, principalmente, têm estado no centro das atenções de escolas do parlamento. A despeito das atividades desenvolvidas, parece bastante razoável partir de uma ideia inicial de que precisamos conhecer o que os jovens pensam sobre polí­tica, democracia, eleições e partidos. A partir de então refletiremos sobre ações voltadas a esse público nos parlamentos e na sociedade em geral. Partindo dessa ideia o objetivo desse trabalho é compreender, por meio de pesquisa quantitativa, comparando cidades, o que jovens do terceiro ano de ensino médio de um conjunto de escolas públicas de Belém-PA, Macapá-AP e São Paulo-SP pensam sobre polí­tica e como se relacionam com a temática. Parte-se da hipótese de que existe interesse desse público pela polí­tica e que os resultados não diferem entre as cidades.

Biografia do Autor

Humberto Dantas, Universidade Nove de Julho

Doutor em Ciência Polí­tica, pesquisador da FGV-SP e docente do Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Uninove

Felipe Rivello da Silva, Centro de Liderança Pública

Formado em Gestão Pública pela UNINTER e Pós-graduado em Liderança Pública pelo Centro de Liderança Pública – CLP.

Paulo Marcelo Rocha Garcia, Centro de Liderança Pública

Advogado e Economista, graduado pela Universidade da Amazônia, com Pós em Direito Tributário pela FGV e em Liderança Pública pelo Centro de Liderança Pública – CLP.

Ronival Silva Virgolino, Centro de Liderança Pública

Graduado em Ciências Contábeis na Faculdade Brasil Norte e Pós-graduado em Liderança Pública pelo Centro de Liderança Pública – CLP

Publicado

2019-11-01

Como Citar

Dantas, H., Silva, F. R. da, Garcia, P. M. R., & Virgolino, R. S. (2019). EDUCAÇÃO POLÍTICA, DEMOCRACIA E DEMANDA JOVEM: A VISÃO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE A POLÍTICA. E-Legis - Revista Eletrônica Do Programa De Pós-Graduação Da Câmara Dos Deputados, 12(30), 115–132. https://doi.org/10.51206/e-legis.v12i30.518

Edição

Seção

Artigos