Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Editorial

V. 8 N. 17 Maio/Ago. 2015

EDITORIAL

DOI
https://doi.org/10.51206/e-legis.v17i17.253
Enviado
agosto 20, 2015
Publicado
2015-08-28

Resumo

O número 17 da Revista E-Legis apresenta a seus leitores um conjunto de seis textos, com ampla variedade de abordagens sobre o Poder Legislativo, com a predominância de autores externos à esfera da Câmara dos Deputados.

O artigo convidado é de autoria de Roberto Romano, professor titular aposentado da Unicamp. Ao abordar o tema Responsabilidade e ética no parlamento, Romano desenvolve uma reflexão histórica em paralelo com a atualidade sobre a crise de representação e sua dimensão ética.

Na sequência, o ensaio de João Luis Filgueiras e Sidney Aragão, tem como objeto de reflexão o direito de resistência e como ele pode ser utilizado. Com o tí­tulo A resistência de John Locke e a Constituição brasileira de 1988, o texto busca no pensamento de Locke a fundamentação para a análise do contexto brasileiro recente.

O artigo intitulado Financiamento de campanha: ní­vel de regulamentação em perspectiva comparada, de autoria de Dalson Britto Figueiredo Filho, Enivaldo Carvalho da Rocha, José Alexandre da Silva Júnior e Ranulfo Paranhos, discute o grau de regulamentação sobre as fontes de financiamento de campanhas eleitorais, com ênfase para o caso brasileiro.

Isabele Batista Mitozo, autora do artigo E-Participação e mecanismos de interferência civil: o Portal e-Democracia e a discussão das Leis do Orçamento Nacional, contribui com uma análise sobre como se dá a participação cidadã em discussões legislativas por meio do Portal e-Democracia, da Câmara dos Deputados. Para tanto, a autora utiliza dados de duas comunidades legislativas, que discutiram a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual, ambas de 2013.

A pesquisa histórica de Natália Cristina Granato, com o tí­tulo Deputados Federais paranaenses cassados pela ditadura militar (1964-1977): trajetórias e lutas polí­ticas, apresenta as fases de cassações de deputados federais do Paraná e quais as consequências de tais cassações na carreira polí­tica dos parlamentares em questão.

Por fim, o artigo de Renato Salles Feltrin, com o tí­tulo Divididos por zero: um estudo sobre o caráter difuso do Anonymous, examina as novas formas de participação polí­tica no mundo globalizado, a partir do estudo sobre a atuação dos grupos de manifestação polí­tica nas redes e mí­dias digitais.

Boa leitura!