O ESPORTE NA ESCOLA INCLUSIVA: PROBLEMATIZANDO A QUESTÃO DA COMPETIÇÃO E PARTICIPAÇÃO NO ITINERÁRIO DE UM PROJETO ESPORTIVO

André Luís Normanton Beltrame

Resumo


O presente estudo busca analisar e discutir o sentido dado ao esporte tendo como lócus o projeto “Centro de Iniciação Desportiva Paralímpica – CID-PL”. É um estudo de abordagem qualitativa e descritiva cujo instrumento contou com questionário e registros de observação e com a participação de 4 coordenadores e 10 professores que atuam em diferentes regiões administrativas do Distrito Federal. Os resultados apontam para um maior favorecimento de alunos que possuem ‘perfil’ para competir e ideias que favorecem a concepção do esporte praticado no projeto voltada aos princípios do esporte-competição, com treinamento e busca por resultados. Conclui-se que o CID-PL, a partir de seus coordenadores e professores, não atende, em sua totalidade, às perspectivas do esporte-educação-participação.


Palavras-chave


Inclusão, Iniciação Esportiva, Atendimento Educacional Especializado, Coordenadores.

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