JORNALISMO EM VÍDEO PARA WEB: O MODELO DA AGÊNCIA SENADO / VIDEO JOURNALISM FOR WEB: THE MODEL OF THE BRAZILIAN FEDERAL SENATE NEWS AGENCY

Tadeu Sposito do Amaral, Paulo Ricardo dos Santos Meira

Resumo


Com o objetivo de identificar as características próprias da linguagem e do formato de vídeos para divulgação na internet, foram aplicadas nesta pesquisa as metodologias de revisão bibliográfica e análise de conteúdo dos 50 vídeos mais assistidos no canal do Senado Federal no website YouTube, no ano de 2014. O canal é mantido pela agência de notícias da Casa e abriga primordialmente conteúdo feito exclusivamente para a web. O conteúdo dos vídeos consiste na cobertura factual das atividades das senadoras e dos senadores, além de material especial. No caso investigado, verificou-se que o material criado para a internet tem especificidades e não se confunde com o feito para TV – a estrutura, o formato e a narrativa não obedecem ao padrão do telejornalismo. Identificou-se, ainda, que os aspectos temáticos que mais despertaram o interesse do público, devido à presença significativa nessa seleção de vídeos mais assistidos, foram conflitos pessoais exaltados entre parlamentares e temas polêmicos, como a regulamentação do uso da maconha.


Palavras-chave


Senado Federal; Agência Senado; Internet; Linguagem; Vídeo; Brazilian Federal Senate; Agência Senado; Internet; Language; Video.

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