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O DISCURSO FUNDADOR DAS MÍDIAS LEGISLATIVAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Antônio Teixeira Barros, Cristiane Brum Bernardes, Malena Rehbein Rodrigues

Resumo


Analisa os aspectos políticos do discurso fundador das mídias legislativas da Câmara dos Deputados. Tal discurso compreende os argumentos e justificativas dos responsáveis pela criação, gestão e produção de conteúdos desses veículos e contempla três aspectos: (1) justificativa baseada no princípio constitucional da publicidade; (2) contraposição à agenda negativa da mídia privada sobre o Poder Legislativo; (3) defesa institucional dos veículos legislativos, especialmente política editorial e estratégias de divulgação. A metodologia utilizada consiste na combinação de pesquisa bibliográfica e documental com análise de discurso. Conclui que o sistema de comunicação social informação prioriza uma agenda informativa diferenciada, com enfoques e enquadramentos que não são contemplados pelos veículos privados, ao mesmo tempo que é centrado na difusão de informações jornalísticas, ou seja, o mesmo modelo que impera no setor privado.

Palavras-chave


Divulgação legislativa; Mídias legislativas; Câmara dos Deputados.

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