Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Editorial

V. 15 Número Especial – Pesquisas e Polí­ticas sobre Esporte IV

EDITORIAL

  • Deputado Dr. Luiz Ovando
  • Deputado Felipe Carreras
Enviado
novembro 29, 2021
Publicado
2022-03-28

Resumo

EDITORIAL

 A ação da Comissão do Esporte no sentido de promover o desenvolvimento científico no contexto do esporte no Brasil tem sua continuidade na quarta edição do projeto Concurso de Artigos Científicos da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados. Em 2020, as comissões permanentes da Câmara dos Deputados não foram instaladas, em virtude da pandemia causada pelo Covid-19, e, por esse motivo, o concurso não foi realizado.

Em 2021, o certame foi retomado, instituído pelo requerimento nº 40/2021, de autoria do Deputado Dr. Luiz Ovando, e aprovado na Reunião Deliberativa Ordinária da Comissão do Esporte de 10 de agosto de 2021. Foram contempladas três temáticas:

  1. Esporte educacional e inclusão social: esporte no sistema de ensino; esporte como inclusão social de jovens e adultos; esporte na terceira idade; esporte e promoção de saúde; gênero e esporte; legado social das olimpíadas.
  2. Esporte de rendimento: formação para o esporte; pesquisas sobre desempenho no esporte de alto rendimento; legado esportivo das olimpíadas; gestão e marketing esportivo; cadeia produtiva do esporte; esportes eletrônicos e da mente.
  3. Políticas públicas do esporte: gestão pública do esporte, programas de incentivo ao esporte; financiamento do esporte; papel das entidades no esporte nacional.