DE ABATIÁ A XAMBRÊ: A ATUAÇÃO DOS LEGISLATIVOS MUNICIPAIS NO FACEBOOK E A PRESENÇA DOS CONCEITOS DE PROXIMIDADE, TRANSPARÊNCIA E ACCOUNTABILITY NA COMUNICAÇÃO PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51206/elegis.v14i36.697

Palavras-chave:

Legislativos, Comunicação Pública, Câmaras Municipais, Facebook, Paraná

Resumo

Este artigo busca discutir como as Câmaras Municipais do Paraná, instituições representativas que se colocam mais próximas dos cidadãos, integram práticas de accountability, proximidade e transparência às dinâmicas estabelecidas no Facebook, ferramenta utilizada para ampliar a relação entre representantes e representados por meio da comunicação pública digital. A pesquisa monitorou as fanpages dos legislativos a partir de três etapas: levantamento sobre a existência ou não de páginas dos parlamentos, raspagem das postagens durante 60 dias e análise quantitativa dos conteúdos. O trabalho resultou na observação sistemática de 3.832 mil postagens feitas por 130 legislativos municipais em suas contas institucionais. Os resultados indicam usos distintos quanto à intensidade, características que denotam ênfase nos atores, prevalência das transmissões de sessões e ausência de diálogo.

Biografia do Autor

Michele Goulart Massuchin, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora do Departamento de Comunicação (DECOM), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Polí­tica (PPGCP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisadora do grupo de pesquisa em Comunicação Polí­tica e Opinião Pública (CPOP/UFPR). E-mail: mimassuchin@gmail.com.

Paula Andressa de Oliveira, UFPR

Mestranda em Comunicação pelo PPGCOM/UFPR.

Publicado

2021-11-03

Edição

Seção

Dossiê Parlamentos e Comunicação Pública