A NOVA DINÂMICA LOCAL NA COMUNICAÇÃO LEGISLATIVA: UM OLHAR SOBRE O PERFIL DAS TVS CÂMARAS MUNICIPAIS DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Maria Carolina Silva Rocha Vieira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) https://orcid.org/0000-0003-0232-9515
  • Maximiliano Martin Vicente Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

DOI:

https://doi.org/10.51206/elegis.v14i36.682

Palavras-chave:

Comunicação Legislativa, Comunicação Pública, TV Legislativa, TV Câmara Municipal, Radiodifusão Brasileira

Resumo

Com a criação da Rede Legislativa de TV, em 2012, as emissoras ligadas aos Poderes Legislativos federais, estaduais e municipais, antes com atuação dispersa, passam a ter a chance de se tornar um bloco mais coeso. Baseada na multiprogramação e na divisão de responsabilidades, a nova configuração da Rede traz ainda um inédito protagonismo ao cenário local. Por meio de revisão bibliográfica, levantamento de dados oficiais e entrevistas com gestores, este artigo lança um olhar às TVs Câmaras municipais (do interior do estado de São Paulo, onde hoje há a maior concentração destas), investigando se nelas residem possibilidades para uma comunicação legislativa local que não só trabalhe com o conceito de transparência, mas também com a promoção de cidadania e aproximação da sociedade às esferas de tomadas de decisões.

Biografia do Autor

Maria Carolina Silva Rocha Vieira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e repórter legislativa na Câmara Municipal de Botucatu - SP.

Maximiliano Martin Vicente, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Professor-doutor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (FAAC/Unesp).

Referências

BAURU. Lei Municipal 6043, de 1º de abril de 2011. Reestrutura o cargo de diretor de comunicação da Câmara Municipal de Bauru e suas respectivas atribuições. Bauru, SP: Câmara municipal.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasí­lia, DF: Senado Federal.

BRASIL. Lei n° 8977, de 6 de janeiro de 1995. Dispõe sobre o serviço de TV a cabo e dá outras providências. Brasí­lia, DF: Câmara dos Deputados.

BUCCI, Eugenio. O Estado de Narciso. A comunicação pública a serviço da vaidade particular. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

BUCCI, Eugênio; FIORINI, Ana Maria; CHIARETTI, Marco. Indicadores de Qualidade nas Emissoras Públicas - Uma Avaliação Contemporânea. Brasí­lia: Série Debates CI (Unesco), v. 10. 2012.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Assessoria de Imprensa – Orçamento. Disponí­vel em: https://www2.camara.leg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa/orcamento. Acesso em 27 fev. 2020.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Rede Legislativa de Rádio e TV. Disponí­vel em: https://www2.camara.leg.br/comunicacao/rede-legislativa-radio-tv. Acesso em: 27 de fev. 2020.

CARVALHO, Mariana Martins de. Comunicação pública: função e legitimação das tevês legislativas federais. 2014. 313 f. Tese (Doutorado em Comunicação) "” Universidade de Brasí­lia, Brasí­lia, 2014.

DE BARROS, Antonio Teixeira et al. História dos canais de comunicação do Legislativo. V Congresso Nacional de História da Mí­dia – São Paulo – 31 maio a 02 de junho de 2007.

LEMOS, Cláudia Regina Fonseca; BERNARDES, Cristiane Brum; & DE BARROS, Antonio Teixeira. TV Câmara, TV pública? As TVs legislativas brasileiras na transição para a plataforma digital. Observatorio (OBS*) Journal, vol.5 - nº2, 2011.

MATOS, Heloí­za. A comunicação pública no Brasil e na França: desafios conceituais, Anais Intercom 2009. Disponí­vel em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-3060-1.pdf. Acesso em: 1º mar. 2020.

MATOS, Heloí­za. Comunicação pública, democracia e cidadania – o caso do Legislativo. Revista Lí­bero. São Paulo: Faculdade Cásper Lí­bero, v. 2, n. 3-4, 1999.

PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Mí­dia regional e local: aspectos conceituais e tendências. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: Póscom-Umesp, a. 26, n. 43, p. 67-84, 1o. sem. 2005.

QUINTELLA, Sérgio; CHAPOLA, Ricardo. As mordomias da Assembleia Legislativa, que custa 1,3 bilhão por ano. Veja São Paulo, 31 mai. 2019. Disponí­vel em: https://vejasp.abril.com.br/cidades/raio-x-assembleia-sp-capa/. Acesso em: 27 fev. 2020.

RENAULT, Letí­cia. Comunicação e Polí­tica nos Canais de Televisão do Poder Legislativo no Brasil. 1º. ed. Belo Horizonte: ALMG, 2004.

Publicado

2021-11-03

Edição

Seção

Dossiê Parlamentos e Comunicação Pública