A COMUNICAÇÃO DO SENADO FEDERAL NO FACEBOOK: UM ESTUDO DE CASO DAS INTERAÇÕES EM REDE E DOS COMENTÁRIOS SOBRE A REFORMA TRABALHISTA EM 2017

Karla de Lourdes Ferreira, Maria do Socorro Furtado Veloso

Resumo


Este artigo apresenta uma análise das práticas de comunicação pública do Senado Federal no Facebook. Os objetivos são identificar as características das publicações, as situações de interação e os tipos de comentários a uma postagem sobre a reforma trabalhista de 2017. Para a extração de dados, utilizamos o aplicativo Netvizz entre julho e dezembro daquele ano. Adotamos como método a análise de conteúdo, além de entrevista. Constatamos que as postagens e os questionamentos respondidos procuraram dar transparência e acesso às informações de interesse público, mas as situações de interação foram ínfimas. Os comentários expressa ram polarização e falta de confiança nas instituições e nos políticos. Conclui-se que as práticas de comunicação pública ainda são um desafio à garantia de uma experiência plena de transparência e interação.


Palavras-chave


Comunicação Pública; Facebook; Senado Federal; Transparência

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POR ENG SPA


DOI: https://doi.org/10.51206/e-legis.v14i34.637