QUANDO LEGISLATIVOS MUNICIPAIS FORNECEM ESPAÇO PARA CONVERSAÇÃO ONLINE: UM ESTUDO DOS COMENTÁRIOS DAS LIVES DAS SESSÕES PARLAMENTARES NO FACEBOOK

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51206/e-legis.v14i35.577

Palavras-chave:

Legislativo Municipal, Conversação Online, Facebook, Sessões Parlamentares.

Resumo

O artigo discute as conversações online em espaços monitorados pelo legislativo municipal que ocorrem durante as lives das sessões parlamentares transmitidas pelo Facebook, tendo como recorte cinco municí­pios paranaenses: Laranjeiras do Sul, Araucária, Cascavel, Maringá e Curitiba. A análise empí­rica compreende um corpus de 305 comentários. O artigo considerou a quantidade de comentadores, o tema presente nos comentários, a interação da câmara com o público, o tipo de abordagem dos comentadores, o julgamento moral, a ênfase em disputas polí­ticas, a postura do comentador, a estratégia persuasiva dominante, a reflexividade e tipos de comentários. A análise partiu do pressuposto de que se trata de um momento importante de discussão de temas de interesse público, sendo relevante a proximidade entre representantes e representados. Os resultados indicaram uma conversação com grau considerável de informação, envolvimento com os temas das lives e baixos resquí­cios de radicalização.

Biografia do Autor

Paula Andressa de Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da Unviersidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Polí­tica e Opinião Pública (CPOP).

Michele Goulart Massuchin, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora do Departamento de Comunicação (DECOM), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Polí­tica (PPGCP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisadora do grupo de pesquisa em Comunicação Polí­tica e Opinião Pública (CPOP/UFPR). E-mail: mimassuchin@gmail.com.

Publicado

2021-08-17

Edição

Seção

Dossiê Legislativos Estaduais e Municipais