Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

V. 12 Número Especial – Pesquisas e Polí­ticas sobre Esporte III

ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO BRASILEIRA

DOI
https://doi.org/10.51206/e-legis.v12i0.565
Enviado
novembro 4, 2019
Publicado
2019-11-05

Resumo

O esporte é um dos conteúdos mais tradicionais da educação fí­sica escolar, sendo utilizado por muitos professores com ênfase no ensino das habilidades motoras e dos gestos técnicos. Todavia, estudos reconhecem a importância desse conteúdo para além da sua prática, priorizando os valores e princí­pios educacionais. O objetivo do artigo foi analisar as produções acadêmicas sobre o ensino dos esportes coletivos na educação fí­sica escolar. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática, buscando as publicações em oito revistas no perí­odo de 2006 a 2016. Foram analisados 26 estudos. Constatou-se que a baixa produção acadêmica e, consequentemente, as poucas propostas de intervenção podem ser alguns dos motivos das crí­ticas que muitos autores fazem ao esporte. Apontamos a necessidade de mais estudos que auxiliem a prática pedagógica do professor, buscando compreender o cotidiano escolar e apresentando possibilidades para superar os dilemas presentes no ensino dos esportes na educação fí­sica escolar.