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Artigos

V. 11 Número Especial – Pesquisas e Polí­ticas sobre Esporte II

O RUGBY APLICADO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE UBERLÂNDIA ATRAVÉS DO LEGADO SOCIAL E ESPORTIVO DOS JOGOS RIO 2016™ / THE APPLICATION OF RUGBY IN THE MUNICIPAL SCHOOLS OF UBERLANDIA THROUGH THE SOCIAL AND SPORT LEGACY OF RIO 2016™ OLYMPIC GAMES

DOI
https://doi.org/10.51206/e-legis.v11i0.483
Enviado
outubro 9, 2018
Publicado
2018-11-06

Resumo

O presente artigo irá abordar a construção de um legado municipal focado não em obras faraônicas, mas no estabelecimento de uma herança social e esportiva que pudesse originar a formação de base dentro das escolas. Um legado que possibilitasse a utilização do esporte como ferramenta de alavancagem social e de elevação da autoestima dos alunos da rede municipal de ensino. A cidade de Uberlândia recebeu para treinamento pré-jogos Rio 2016™ as delegações olí­mpicas e paralí­mpicas dos paí­ses da Bélgica, Egito, Irlanda e Sérvia e, com isso, vislumbrou a possibilidade de utilizar essa experiência para incentivar o desenvolvimento do turismo e do esporte local. O foco principal, no entanto, esteve na disseminação de um esporte que pudesse ser praticado na cidade e, ao mesmo tempo, que pudesse relembrar um dos paí­ses visitantes, tornando os Jogos Olí­mpicos sem precedentes na memória uberlandense.