O FINANCIAMENTO ELEITORAL NAS COMISSÕES PERMANENTES DA CÂMARA DOS DEPUTADOS: UMA ANÁLISE DO META RELACIONAMENTO ENTRE EMPRESAS E PARLAMENTARES / ELECTORAL FINANCING IN STANDING COMMITTEES OF THE CHAMBER OF DEPUTIES: AN ANALYSIS OF THE META-RELATIONSHIP BETWEEN COMPANIES AND PARLIAMENTARIANS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51206/e-legis.v11i26.409

Palavras-chave:

Financiamento eleitoral, Câmara dos Deputados, Comissões Permanentes, Grupos de interesse e pressão, Análise de Redes Sociais.

Resumo

O artigo analisa as relações entre o financiamento eleitoral empresarial dos deputados federais eleitos para a 55ª Legislatura (2015-2019) e a composição das comissões permanentes na Câmara dos Deputados durante o exercí­cio legislativo de 2016. A partir do financiamento corporativo, o estudo procura responder duas questões: Quais as conexões entre o financiamento eleitoral dos parlamentares e a composição das comissões permanentes da Câmara dos Deputados? Qual o potencial de influência desses investidores sobre as referidas comissões? As fontes da pesquisa são arquivos da Câmara dos Deputados, e as informações sobre candidatos e sobre a prestação de contas eleitorais disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dados foram organizados, submetidos à metodologia Análise das Redes Sociais (ARS) e processados no programa Gephi. Os resultados revelam uma rede de Comissões Permanentes altamente hierarquizada de acordo com o financiamento recebido pelos seus membros Deputados.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo Geara, Universidade Federal do Paraná

Graduação: Eng. Eletricista (UFPR)

Esp. Lato Sensu: Eng. de Logí­stica (PUC-PR)

Esp. Stricto Sensu: Mestre em Desenvolvimento Territorial Sustentável (UFPR)

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Publicado

2018-08-16

Como Citar

Geara, L. E., Junckes, I. J., Horochovski, R. R., & Clemente, A. J. (2018). O FINANCIAMENTO ELEITORAL NAS COMISSÕES PERMANENTES DA CÂMARA DOS DEPUTADOS: UMA ANÁLISE DO META RELACIONAMENTO ENTRE EMPRESAS E PARLAMENTARES / ELECTORAL FINANCING IN STANDING COMMITTEES OF THE CHAMBER OF DEPUTIES: AN ANALYSIS OF THE META-RELATIONSHIP BETWEEN COMPANIES AND PARLIAMENTARIANS. E-Legis - Revista Eletrônica Do Programa De Pós-Graduação Da Câmara Dos Deputados, 11(26), 60–81. https://doi.org/10.51206/e-legis.v11i26.409