VALORES DEMOCRÁTICOS E PARTIDOS POLÍTICOS: O QUE PENSA O ELEITORADO BRASILEIRO? / DEMOCRATIC VALUES AND POLITICAL PARTIES: WHAT DOES THE BRAZILIAN ELECTORAL THINK?

Autores

  • Guilherme Augusto Batista Carvalho Universidade Federal de Goiás
  • Robert Bonifácio da Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51206/e-legis.v11i26.400

Palavras-chave:

Democracia, Partidos Polí­ticos, Representação, Autoexpressão.

Resumo

O presente artigo pretende discutir a correlação entre os chamados valores democráticos e a percepção social sobre partidos polí­ticos no Brasil. Tal análise será realizada, em primeiro lugar, à luz da literatura pertinente e, em segundo lugar, a partir da apresentação e análise de dados compilados no Barômetro das Américas de 2014, realizado no Brasil, a respeito de valores democráticos, poderes presidenciais, ambivalência democrática e simpatia por partidos polí­ticos, a partir do perfil de gênero e étnico. Este trabalho pretende responder se a democracia é um valor irrefutável para as pessoas que têm simpatia por partidos polí­ticos. Conclui-se que a democracia não apresenta uma correlação direta com a simpatia por partidos polí­ticos e não representa um valor inconteste para aqueles que demonstram apreço por partidos.

Biografia do Autor

Guilherme Augusto Batista Carvalho, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás e Especialista em Polí­ticas Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Mestrando em Ciência Polí­tica pela Universidade Federal de Goiás. Também é Professor Universitário nas Faculdades Padrão e FAN, ministrando disciplinas relativas ao campo das Ciências Sociais; Informação, Comunicação e Polí­tica; Metodologia Cientí­fica; Comportamento polí­tico, Econômico e Social. Tem interesse de estudos em temas que envolvam: Partidos e formação de gabinetes; mecanismos de governabilidade no Presidencialismo; gestão de polí­ticas públicas; avaliação de polí­ticas públicas; métodos quantitativos de pesquisas.

Robert Bonifácio da Silva, Universidade Federal de Goiás

Mestrado (Unicamp), Doutorado (UFMG) e Pós-Doutorado (UFMG) em Ciência Polí­tica. Coordenador do Curso de Ciências Sociais com habilitação em Polí­ticas Públicas da UFG.

Downloads

Publicado

2018-08-16

Como Citar

Carvalho, G. A. B., & Silva, R. B. da. (2018). VALORES DEMOCRÁTICOS E PARTIDOS POLÍTICOS: O QUE PENSA O ELEITORADO BRASILEIRO? / DEMOCRATIC VALUES AND POLITICAL PARTIES: WHAT DOES THE BRAZILIAN ELECTORAL THINK?. E-Legis - Revista Eletrônica Do Programa De Pós-Graduação Da Câmara Dos Deputados, 11(26), 123–138. https://doi.org/10.51206/e-legis.v11i26.400