O AGENDAMENTO DO ABORTO NA MÍDIA IMPRESSA BRASILEIRA NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2010 / ABORTION AGENDA IN THE BRAZILIAN IMPRESSED MEDIA IN THE PRESIDENTIAL CAMPAIGN OF 2010

Autores

  • Kelly Cristine de Andrade Souza Gontijo
  • Manoel Roberto Seabra Pereira

DOI:

https://doi.org/10.51206/e-legis.v11i26.339

Palavras-chave:

Jornalismo, Eleição presidencial, Brasil, Aborto, Mí­dia, Religião.

Resumo

Este trabalho analisa a cobertura dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo sobre o tema do aborto na campanha presidencial de 2010, especificamente no perí­odo referente à primeira metade do segundo turno das eleições. A partir da teoria agenda setting, o estudo busca demonstrar que a imprensa pautou o debate sobre o aborto durante a campanha presidencial, mesmo ele não estando no programa dos candidatos. O objetivo da pesquisa é verificar, do ponto de vista quantitativo e qualitativo, de que forma o debate que foi agendado pela mí­dia, entender se esse agendamento contribuiu para algum avanço em relação ao debate sobre o aborto no Brasil e se houve interferência dessa discussão no resultado das eleições. A pesquisa foi feita por meio da análise dos textos publicados que direta ou indiretamente relacionavam o aborto à campanha presidencial. Como resultado identificou-se que o tema foi conduzido apenas pela perspectiva eleitoral, com destaque para os aspectos religiosos e morais, e usado como estratégia polí­tica para angariar o voto do eleitorado conservador.

Biografia do Autor

Kelly Cristine de Andrade Souza Gontijo


Kelly Gontijo é advogada e servidora pública. Trabalha na Câmara dos Deputados desde 2009 no cargo de Técnico Legislativo. É especialista em Direito Constitucional e em Comunicação Polí­tica no Legislativo.

Manoel Roberto Seabra Pereira

Roberto Seabra é jornalista, servidor público e professor universitário. É mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasí­lia (UnB), com dissertação sobre Mí­dia e Juventude. Foi repórter de rádio, repórter e editor de jornal e de TV, e assessor de imprensa em diversos órgãos governamentais. Desde 1998 é jornalista concursado na Câmara dos Deputados, onde já desempenhou as funções de repórter, editor, diretor de veí­culos e secretário de Comunicação. É co-organizador do livro Jornalismo Polí­tico: Teoria, História e Técnicas (Editora Record).  Coautor do livro Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mí­dia (Editora Atlas), e da publicação Imprensa e Poder (Editora UnB). Na área de audiovisual, é autor do argumento do programa Impressões do Brasil, sobre livros e autores da literatura brasileira, veiculado pela TV Brasil e pelo Canal Arte 1. Dirigiu os documentários Leitores sem Fim (premiado pela Associação de Emissoras Legislativas) e Sr. Deputado Ulysses Guimarães, ambos pela TV Câmara. Foi membro do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Atualmente é diretor da Agência Câmara de Notí­cias. 

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Publicado

2018-08-16

Como Citar

Gontijo, K. C. de A. S., & Pereira, M. R. S. (2018). O AGENDAMENTO DO ABORTO NA MÍDIA IMPRESSA BRASILEIRA NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2010 / ABORTION AGENDA IN THE BRAZILIAN IMPRESSED MEDIA IN THE PRESIDENTIAL CAMPAIGN OF 2010. E-Legis - Revista Eletrônica Do Programa De Pós-Graduação Da Câmara Dos Deputados, 11(26), 177–199. https://doi.org/10.51206/e-legis.v11i26.339