REDES DE ATUAÇÃO PARLAMENTAR: UM MÉTODO DE ESTUDO RELACIONAL ATRAVÉS DAS PROPOSIÇÕES LEGISLATIVAS / PARLIAMENTARY NETWORKS: A METHOD OF RELATIONAL STUDY THROUGH LEGISLATIVE PROPOSALS

Autores

  • Fernando Henrique de Sousa Paz Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Ivan Jairo Junckes Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Rodrigo Rossi Horochovski Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Neilor Fermino Camargo Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.51206/e-legis.v10i23.322

Palavras-chave:

Polí­tica, Eleições, Deputados Federais, Análise de Redes Sociais, Politics, Elections, Federal Deputies, Social Network Analysis

Resumo

Como observar e analisar a atuação de deputados no Parlamento? Para contribuir com as reflexões a respeito dessa questão, este artigo analisa a teia de temas e relacionamentos constituí­dos pela atuação de quatro parlamentares oriundos do estado do Paraná – Fernando Francischini (PSDB), Hidekazu Takayama (PSC), Edmar Arruda (PSC) e André Zacharow (PMDB) – e integrantes da Frente Parlamentar Evangélica (FPE) durante a 54ª Legislatura da Câmara dos Deputados do Brasil (2011-2015). Quinhentas e quatro proposições disponí­veis no acervo digital da Câmara dos Deputados, abrangendo tanto os quatro parlamentares proponentes quanto outros 321 coautores, foram submetidas a classificação temática e tratamento no programa de análise de redes sociais Gephi para identificação de comunidades temáticas e de parlamentares. Como achado principal, as redes geradas mostram que o pertencimento dos deputados a um grupo especí­fico, a FPE, não está diretamente associado à atuação desses parlamentares. Do ponto de vista metodológico, o resultado mais importante é a possibilidade de generalização do modelo proposto para a investigação de outros grupos ou mesmo da totalidade dos parlamentares.

Biografia do Autor

Fernando Henrique de Sousa Paz, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Desenvolvimento Territorial Sustentável (írea de Redes Sociais e Polí­ticas Públicas) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2016). Graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2006). Possui experiência docente nos ensinos fundamental, médio e profissional, além de ter realizado, em 2015, estágio docência no módulo Redes Sociais, Polí­tica e Religião, no Bacharelado em Administração Pública da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atuou como monitor no Setor Educativo do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2010.

Ivan Jairo Junckes, Universidade Federal do Paraná - UFPR

É professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Litoral, no Curso de Gestão Pública e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável - PPGDTS. Possui graduação em Psicologia (1989), mestrado (1997) e doutorado (2004) em Sociologia Polí­tica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Desenvolve pesquisas em análise de redes sociais e financiamento eleitoral e tem interesse também nas temáticas de planejamento estratégico, gestão pública, questões de gênero, financeirização mundial, organização do trabalho e sindicalismo.

Rodrigo Rossi Horochovski, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutorado em Sociologia Polí­tica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2000) e graduação em Ciências Sociais por esta universidade (1995). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, no Setor Litoral e nos Programas de Pós-Graduação em Ciência Polí­tica (PPGCP) e Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS). Tem experiência na área de Ciência Polí­tica, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e prática da democracia; associativismo e participação polí­tica; relações entre governo e sociedade civil; accountability e controles democráticos; análise de redes sociais e financiamento polí­tico.

Neilor Fermino Camargo, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui mestrado em Informática na írea de Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (2003), graduado em Ciências Econômicas pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (1975). Atualmente é professor na Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. Tem experiência com mais de 30 anos no desenvolvimento, administração e consultoria em sistemas de informação, redes e bancos de dados, com atuação nas áreas do govermo federal no Ministério do Trabalho na Caixa Econômica Federal e em Empresas Privadas nas áreas finaceira, industrial e educacional.

Publicado

2017-09-03

Como Citar

Paz, F. H. de S., Junckes, I. J., Horochovski, R. R., & Camargo, N. F. (2017). REDES DE ATUAÇÃO PARLAMENTAR: UM MÉTODO DE ESTUDO RELACIONAL ATRAVÉS DAS PROPOSIÇÕES LEGISLATIVAS / PARLIAMENTARY NETWORKS: A METHOD OF RELATIONAL STUDY THROUGH LEGISLATIVE PROPOSALS. E-Legis - Revista Eletrônica Do Programa De Pós-Graduação Da Câmara Dos Deputados, 10(23), 7–24. https://doi.org/10.51206/e-legis.v10i23.322

Edição

Seção

Artigos