PLENARINHO: NOVOS PARADIGMAS PARA NOVAS GERAÇÕES / PLENARINHO: NEW PARADIGMS FOR NEW GENERATIONS

Autores

  • Ana Marusia Pinheiro Lima Meneguin Instituto de Ciência Polí­tica - Universidade de Brasí­lia Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados http://orcid.org/0000-0003-1071-1968

DOI:

https://doi.org/10.51206/e-legis.v10i22.261

Palavras-chave:

Plenarinho, Câmara dos Deputados, Letramento polí­tico, Internet, Criança, Brazilian Chamber of Deputies, Political literacy, Children.

Resumo

Este estudo faz um resgate histórico do programa infantojuvenil Plenarinho, da Câmara dos Deputados, e documenta o processo de reflexão sobre seu propósito. Analisa-se o que é oferecido pelo Portal Plenarinho na internet, nas dimensões tecnológica, comunicacional, educacional e polí­tica. Em seguida, avaliam-se os projetos inscritos no Câmara Mirim, observando-se o letramento polí­tico das crianças, segundo requisitos de Crick (1998). A metodologia consiste em pesquisa documental e análise de conteúdo. Os resultados mostram a evolução do programa, referência no Brasil e no mundo, e os desafios que ainda se impõem para sua continuidade, pertinentes tanto para a literatura quanto para a realização de iniciativas semelhantes.

Biografia do Autor

Ana Marusia Pinheiro Lima Meneguin, Instituto de Ciência Polí­tica - Universidade de Brasí­lia Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados

Doutoranda em Ciência Polí­tica pela Universidade de Brasí­lia - UnB, mestre em Comunicação pela UnB (2003), graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UnB (1995) e em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasí­lia - UniCeub (1993). Atualmente é analista legislativa da Câmara dos Deputados e pesquisadora do Programa de Pós-graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento - Cefor, na mesma instituição.

Publicado

2017-04-26

Edição

Seção

Artigos