Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

V. 5 N. 9 2º Semestre de 2012

A ASSOCIAÇÃO DE QUESTÕES AOS PARTIDOS POLÍTICOS E AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NO BRASIL

DOI
https://doi.org/10.51206/e-legis.v9i9.99
Enviado
março 16, 2012
Publicado
2012-10-24

Resumo

Uma questão central em uma democracia é descobrir o que leva os eleitores a decidir por um candidato ao invés de outro. Em democracias já estabelecidas, fatores como a identificação partidária e o elevado ní­vel de informações disponí­veis durante a campanha diminuem a possibilidade de persuasão dos eleitores. Já nas novas democracias, como é o caso do Brasil, acredita-se que a identificação partidária é baixa e, por conta disso, os eleitores têm dificuldades em associar determinadas questões aos partidos polí­ticos. No presente artigo busca-se verificar se há indí­cios da associação de questões aos partidos polí­ticos durante as campanhas presidenciais no Brasil de 2002 a 2010.