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Artigos

V. 12 Número Especial – Pesquisas e Polí­ticas sobre Esporte III

LEGADOS DAS PARALIMPÍADAS ESCOLARES PARA O ESPORTE PARALÍMPICO NO BRASIL

DOI
https://doi.org/10.51206/e-legis.v12i0.566
Enviado
novembro 4, 2019
Publicado
2019-11-05

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar como se constituiu a participação do Rio Grande do Sul nas Paralimpí­adas Escolares no perí­odo de 2010 a 2018 e suas ressonâncias para o esporte paralí­mpico escolar no estado. Para tanto, foram coletadas informações em documentos oficiais e em mí­dias digitais que veicularam notí­cias sobre o tema. A análise documental das informações coletadas evidenciou que em 2010 o estado enfrentou dificuldades para participar da competição, tendo em vista a carência de ações no âmbito do esporte voltadas aos estudantes com deficiência. Contudo, a partir do ano seguinte, em 2011, iniciativas governamentais foram implementadas. As ações parecem ter contribuí­do na promoção de tais práticas nas escolas, associações e clubes esportivos do estado, produzindo um gradual incremento do desempenho nas Paralimpí­adas Escolares, com destaque para a edição de 2018.