INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA / INCLUSION IN THE SCHOOL CONTEXT: PERCEPTIONS OF STUDENTS WITH INTELLECTUAL DISABILITIES AND TEACHERS OF PHYSICAL EDUCATION

Fagner José Passos

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo comparar as percepções dos alunos com deficiência intelectual e professores de educação física relativamente à inclusão no contexto escolar. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo e delineamento transversal realizado em 2018. Participaram da pesquisa sete alunos e três professores de uma escola estadual de Monte Belo/MG. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, sendo as respostas processadas por meio da análise de similitude do software IRAMUTEQ. Os principais resultados apontam que tanto os alunos como os professores estão satisfeitos com o processo inclusivo da instituição de ensino em que atuam. Entre os aspectos apontados pelos participantes que confirmam uma escola inclusiva está a assiduidade, a participação, a relação aluno/aluno e professor/aluno, o local e a satisfação pelas aulas aplicadas. Conclui-se que o processo de inclusão dessa escola tem sido satisfatório na perspectiva do aluno e do professor.


Palavras-chave


Deficiência intelectual; educação física; inclusão escolar.

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