DEPUTADOS DO ESPÍRITO SANTO: PERFIL SOCIOECONÔMICO E TRAJETÓRIA POLÍTICA, 1987-2011 / DEPUTIES OF THE ESPÍRITO SANTO: SOCIO-ECONOMIC PROFILE AND POLITICAL TRAJECTORY, 1987-2011

Luana Puppin Pratti, Paulo Magalhães Araújo

Resumo


Este artigo tem como propósito principal revelar o perfil socioeconômico e político dos parlamentares estaduais capixabas. Para isso, inicialmente será feita uma discussão sobre elites no plano federal e nos estados, de modo a estabelecer parâmetros de análise do caso capixaba. Afinal, em que os deputados do Espírito Santo se assemelham a seus pares de outras casas legislativas e o que isso pode informar sobre a profissionalização e a institucionalização do campo parlamentar no estado? A análise se refere ao período entre 1987 a 2010, que abrange da 11ª à 17ª Legislatura. O estudo permitiu identificar o perfil social dos parlamentares, no qual se destacam elevada predominância masculina, alta escolaridade, presença acentuada de empresários e profissionais liberais, em especial advogados. Em relação ao perfil político, nota-se um crescente acúmulo de experiência do parlamentar médio, supostamente incompatível com os baixos níveis de organização interna e institucionalização da Casa.


Palavras-chave


Elites; Parlamentares Estaduais; Perfil Socioeconômico; Carreiras Políticas; Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES)

Texto completo:

PDF