DELIBERAÇÃO ON-LINE EM CONTEXTOS DE DISPUTA ELEITORAL: UM ESTUDO SOBRE AS EDIÇÕES DA WIKIPÉDIA DURANTE AS ELEIÇÕES DE 2012 EM SÃO PAULO / ONLINE DELIBERATION IN ELECTORAL CONTEXTS: A STUDY ON WIKIPEDIA’S EDITIONS DURING THE 2012 ELECTIONS IN SÃO PAULO

Carlos Henrique Parente Sousa, Francisco Paulo Jamil Marques

Resumo


O objetivo do trabalho é examinar de que maneira o processo de alteração colaborativa de verbetes da Wikipédia propicia a realização de debates públicos. São analisadas as disputas argumentativas travadas, entre janeiro e dezembro de 2012, nas páginas de discussão dos verbetes dos três principais candidatos que concorreram à Prefeitura de São Paulo no referido ano: Celso Russomanno, Fernando Haddad e José Serra. Aponta-se que o contexto eleitoral influencia o caráter deliberativo dos debates mantidos entre os editores da Wikipédia, uma vez que o objetivo de informar ao usuário com base no princípio da neutralidade concorre com comportamentos dedicados a convencer ideologicamente os outros wikipedistas sobre aspectos positivos de um ou outro candidato.

Palavras-chave


Comunicação; Política; Wikipédia; Eleições; Deliberação Pública; Communication; Politics; Wikipedia; Election; Public Deliberation.

Texto completo:

PDF