https://e-legis.camara.leg.br/cefor/index.php/e-legis/issue/feed E-Legis − Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados 2024-12-23T19:03:14-03:00 Equipe editorial e-legis@camara.leg.br Open Journal Systems <p>A revista eletrônica <em>E-Legis</em> (ISSN: 2175-0688) é um periódico científico sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados (PPG/CD) que foi publicado quadrimestralmente de 2008 a 2022 e que, a partir de 2023, será publicado semestralmente. O periódico divulga resultados de pesquisa voltados a temas relevantes no campo dos estudos legislativos e tem se consolidado como referência nacional na área. A <em>E-Legis</em> possui edições nos idiomas português, inglês e espanhol e recebe manuscritos durante todo o ano em sistema de fluxo contínuo.</p> https://e-legis.camara.leg.br/cefor/index.php/e-legis/article/view/881 Editorial 2024-12-23T18:59:15-03:00 Fabiano Peruzzo Schwartz fabiano.schwartz@camara.leg.br <p>Editorial - E-Legis - v16 - n. 41</p> 2024-12-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fabiano Peruzzo Schwartz https://e-legis.camara.leg.br/cefor/index.php/e-legis/article/view/882 Créditos 2024-12-23T19:03:14-03:00 <p>Créditos - E-Legis - v16 - n. 41</p> 2024-12-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://e-legis.camara.leg.br/cefor/index.php/e-legis/article/view/848 A dança das cadeiras na composição das comissões permanentes da Câmara dos Deputados no Brasil (1991-2022) 2024-02-27T10:30:49-03:00 Simone Diniz dinizsimone@hotmail.com Mércia Alves merciaallves@gmail.com Paulo César Gregório pauloc.greco@gmail.com Flávio Contrera flavio.contrera@gmail.com <p>O artigo tem por objetivo apresentar a ocorrência de intensa troca de vagas nas comissões permanentes da Câmara dos Deputados, o período entre 1991 e 2022. Foi adotada uma abordagem longitudinal sobre a composição partidária de todas as comissões permanentes. Trata-se de uma análise documental, exploratória. Foram elucidadas medidas de centralidade que estão intimamente associadas à possibilidade de constrangimento ou de influência de determinado ator/partido. Mobilizou-se um conjunto de técnicas e modelos de análise de redes para demonstrar a ocorrência de intensa movimentação de trocas de vagas na composição das comissões permanentes entre os diversos partidos com representação na Câmara dos Deputados, independentemente da gestão presidencial. Arrisca-se dizer, com base nos dados apresentados e apontamentos, que não se trata de um fenômeno específico de um dado momento, de um governo ou de uma dada formação de coalizão. A troca de vagas perpassa todos os partidos e(ou) blocos partidários e todas as comissões permanentes.</p> 2024-12-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 E-Legis – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados https://e-legis.camara.leg.br/cefor/index.php/e-legis/article/view/852 Influência das políticas públicas no desempenho do Ideb em Pernambuco 2024-08-12T15:36:51-03:00 Leandro Carísio Fernandes carisio@gmail.com Bruno Gasparotto Ponne bruno.ponne@gmail.com Carlos Rafael de Aguiar Nery carlosrafael.df@gmail.com Alexandre Lin alexandre.lin@gmail.com Fabiano Peruzzo Schwartz fpschwartz@gmail.com <p>Este artigo analisa possíveis fatores que impulsionaram o desempenho de Pernambuco na avaliação do sistema de ensino brasileiro, estado que alcançou a primeira colocação no <em>ranking</em> do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica para o Ensino Médio em 2015. Adotou-se abordagem quantitativa por meio de regressão linear múltipla, que utiliza dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e investiga a variação do indicador de desempenho sob a perspectiva de quatro eixos de políticas educacionais adotadas naquele estado. Os resultados encontrados apontam que os eixos de inovação e educação integral explicam de forma significativa a variação do indicador, contrariamente aos eixos de infraestrutura e gestão, para os quais não foram encontradas evidências suficientes.</p> 2024-12-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 E-Legis – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados