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Artigos

V. 14 N. 34 Jan./Abr. 2021

A COMUNICAÇÃO DO SENADO FEDERAL NO FACEBOOK: UM ESTUDO DE CASO DAS INTERAÇÕES EM REDE E DOS COMENTÁRIOS SOBRE A REFORMA TRABALHISTA EM 2017

DOI
https://doi.org/10.51206/e-legis.v14i34.637
Enviado
setembro 10, 2020
Publicado
2021-04-28

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das práticas de comunicação pública do Senado Federal no Facebook. Os objetivos são identificar as caracterí­sticas das publicações, as situações de interação e os tipos de comentários a uma postagem sobre a reforma trabalhista de 2017. Para a extração de dados, utilizamos o aplicativo Netvizz entre julho e dezembro daquele ano. Adotamos como método a análise de conteúdo, além de entrevista. Constatamos que as postagens e os questionamentos respondidos procuraram dar transparência e acesso às informações de interesse público, mas as situações de interação foram í­nfimas. Os comentários expressa ram polarização e falta de confiança nas instituições e nos polí­ticos. Conclui-se que as práticas de comunicação pública ainda são um desafio à garantia de uma experiência plena de transparência e interação.