Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

V. 7 N. 15 Set./Dez. 2014

ESCOLAS DO LEGISLATIVO E A EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA

DOI
https://doi.org/10.51206/e-legis.v15i15.196
Enviado
setembro 2, 2014
Publicado
2014-12-31

Resumo

Analisa como as Escolas do Legislativo, que têm a finalidade precí­pua de formar, treinar e capacitar os profissionais que atuam nas Casas Legislativas, passaram a ter função difusora da educação polí­tica. Através de pesquisa bibliográfica e documental, desenha-se um modelo de Escola Legislativa possí­vel, usando como referência o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor). Observou-se que tais instituições desenvolvem programas e atividades que objetivam aumentar o conhecimento polí­tico do cidadão como forma de aperfeiçoar o sistema representativo. Conclui-se que o fortalecimento do Poder Legislativo, a melhoria da sua imagem institucional, a manutenção da democracia e o aumento da participação popular nestes processos são consequências possí­veis do funcionamento das Escolas do Legislativo.