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Artigos

V. 4 N. 7 2º Semestre de 2011

INTERNET E EDUCAÇÃO: A COMPRESSÃO ESPAÇO-TEMPORAL E O CIVISMO

DOI
https://doi.org/10.51206/e-legis.v7i7.89
Enviado
setembro 26, 2011
Publicado
2011-11-14

Resumo

Este artigo procura discutir a relação entre a Internet e a educação para o civismo. Parte-se de uma análise do processo de compressão espaço-temporal, que se acirra com o advento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A imaterialidade das relações e o individualismo são conseqüências de um mesmo processo que afasta os homens do mundo e os vincula a simulacros. A presença da técnica tende a dar força a esse processo. Dessa forma, a velocidade das trocas simbólicas realizadas através das infovias acaba por exercer diversos impactos nos processos educacionais, destacando-se a falta de cultura polí­tica. Trata-se de uma situação difí­cil de ser modificada, no entanto, ao debater a relação entre a Internet e a educação, esse texto também procura apontar caminhos para a constituição de um civismo a partir da presença das TICs no cotidiano.