Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Editorial

V. 12 Número Especial – Pesquisas e Polí­ticas sobre Esporte III

Editorial

DOI
https://doi.org/10.51206/e-legis.v12i0.563
Enviado
novembro 1, 2019
Publicado
2019-11-05

Resumo

A ação da Comissão do Esporte no sentido de promover o desenvolvimento cientí­fico no contexto do esporte no Brasil tem sua continuidade na terceira edição do projeto Concurso de Artigos Cientí­ficos da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados.

O certame, instituí­do pelo requerimento nº 10/2019, de autoria do Deputado Dr. Luiz Ovando, aprovado na Reunião Deliberativa Ordinária da Comissão do Esporte de 27 de março de 2019, contemplou três temáticas:

  1. Esporte educacional e inclusão social: esporte no sistema de ensino; esporte como inclusão social de jovens e adultos; esporte na terceira idade; esporte e promoção de saúde; gênero e esporte; legado social das olimpí­adas.
  2. Esporte de rendimento: formação para o esporte; pesquisas sobre desempenho no esporte de alto rendimento; legado esportivo das olimpí­adas; gestão e marketing esportivo; cadeia produtiva do esporte; esportes eletrônicos e da mente.
  3. Polí­ticas do esporte: gestão pública do esporte, programas de incentivo ao esporte; financiamento do esporte; papel das entidades no esporte nacional.

Assim, abrindo o número da publicação dos artigos, tratamos dos vencedores no tema Esporte Educacional e Inclusão Social. O trabalho elaborado por Gilberto Feitosa da Silva, de Juazeiro (BA), traz relevante contribuição no texto intitulado "Ensino dos esportes coletivos na educação fí­sica escolar: uma revisão sistemática na produção brasileira", medalha de ouro na temática. Na sequência, a medalha de prata é da autora Giandra Anceski Bataglion, de Porto Alegre (RS), com o artigo "Legados das paralimpí­adas escolares para o esporte paralí­mpico no Brasil". O terceiro lugar da temática ficou com Fabio Dutra Pereira, de Rio de Janeiro (RJ), com o trabalho "atividade fí­sica e força muscular ventilatória de idosos: uma metanálise".

Dando sequência à publicação com o tema Esporte de Rendimento e Indústria do Esporte, a medalha de ouro foi para o trabalho de Mariela de Abreu, de Lavras (MG), apresentando pesquisa sobre a "Perda de peso em atletas de elite do taekwondo brasileiro pós implantação da pesagem randômica". A medalha de prata foi de Bruno Teobaldo Campos, de Ribeirão das Neves (MG), que analisa o "Desenvolvimento de um modelo dinâmico de monitoramento da carga no basquetebol de alto rendimento". O terceiro lugar vai para Alexandre Ribeiro Arantes, de São José dos Campos (SP), que aborda "Criação do conhecimento nas federações olí­mpicas do estado de São Paulo: fontes de informações e agentes externos utilizados na obtenção do conhecimento".

O bloco que fecha o número é o do tema Polí­ticas do Esporte. O artigo "O programa Forças no Esporte como fator de inclusão social e desenvolvimento esportivo no Brasil" leva a medalha de ouro e seu autor é Pedro Georges Galvão (Resende-RJ). A medalha de prata no tema vai para Fernando Henrique Silva Carneiro, de Goiânia (GO), com o artigo intitulado "O financiamento esportivo brasileiro: proposta de metodologia crí­tica de análise". Finalizando, a medalha de bronze do tema polí­ticas do esporte foi para o artigo "Gestão esportiva: a importância da governança corporativa no cenário brasileiro", de Mateus David Finco (João Pessoa-PB).

Boa leitura!

Deputado DR. LUIZ OVANDO

Requerente do III Concurso de Artigos Cientí­ficos

Deputado FÁBIO MITIDIERI

Presidente da Comissão do Esporte