O RUGBY APLICADO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE UBERLÂNDIA ATRAVÉS DO LEGADO SOCIAL E ESPORTIVO DOS JOGOS RIO 2016™ / THE APPLICATION OF RUGBY IN THE MUNICIPAL SCHOOLS OF UBERLANDIA THROUGH THE SOCIAL AND SPORT LEGACY OF RIO 2016™ OLYMPIC GAMES

Tatiana Flores Rodrigues, Kelma Patrícia de Souza

Resumo


O presente artigo irá abordar a construção de um legado municipal focado não em obras faraônicas, mas no estabelecimento de uma herança social e esportiva que pudesse originar a formação de base dentro das escolas. Um legado que possibilitasse a utilização do esporte como ferramenta de alavancagem social e de elevação da autoestima dos alunos da rede municipal de ensino. A cidade de Uberlândia recebeu para treinamento pré-jogos Rio 2016™ as delegações olímpicas e paralímpicas dos países da Bélgica, Egito, Irlanda e Sérvia e, com isso, vislumbrou a possibilidade de utilizar essa experiência para incentivar o desenvolvimento do turismo e do esporte local. O foco principal, no entanto, esteve na disseminação de um esporte que pudesse ser praticado na cidade e, ao mesmo tempo, que pudesse relembrar um dos países visitantes, tornando os Jogos Olímpicos sem precedentes na memória uberlandense.

Palavras-chave


rugby; legado; pré-jogos; esporte; formação de base

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