Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Editorial

V. 11 N. 25 Jan./Abr. 2018

EDITORIAL

DOI
https://doi.org/10.51206/e-legis.v11i25.408
Enviado
fevereiro 21, 2018
Publicado
2018-04-23

Resumo

A edição de número 25 da revista E-Legis conta com cinco relevantes estudos de interesse de pesquisadores e estudantes que se dedicam a pesquisar temas relacionados com o Poder Legislativo. Os dois artigos iniciais tratam da relação entre Executivo e Legislativo no âmbito da formulação da polí­tica externa. O primeiro artigo, de autoria de João Catraio Aguiar, intitulado "A influência legislativa sobre a polí­tica externa de Jânio Quadros", analisa as relações Executivo-Legislativo no que se refere à polí­tica externa, sob a chancelaria de Afonso Arinos. O autor acentua a atuação do Congresso Nacional brasileiro durante o perí­odo na formação da agenda, das prioridades, e nas direções assumidas na implementação da polí­tica exterior.

Na sequência, o artigo intitulado "Aspectos constitucionais e institucionais da interação entre executivo/legislativo no processo de tomada de decisão em polí­tica externa no Chile", de Bruno Pasquarelli, destacar o funcionamento do processo decisório, a tramitação de projetos de lei, e as relações entre Executivo e Legislativo no presidencialismo chileno em matérias de polí­tica externa, evidenciando como as instituições polí­ticas influenciam na tomada de decisão de polí­ticas públicas.

Leonardo Granato apresenta "O campo de estudos de administração pública e as abordagens do problema da corrupção: possí­veis interlocuções". A análise tem como eixo os conceitos de interesse público e de democracia, a partir de apostes teóricos do campo da Administração. O objetivo é refletir partir da categoria "˜público', envolvendo a preocupação pela questão da democracia, sobre possí­veis interlocuções entre a trajetória do campo de estudos de Administração Pública no paí­s e as abordagens do problema da corrupção nas organizações públicas, como um fio condutor para compreender a própria definição de "˜público'.

Nara Benedetti Nicolau Brum e Leonardo Augusto de Andrade Barbosa assinam "O uso de drogas ilí­citas em debate no Congresso Nacional: um estudo de caso sobre a orientação polí­tica dos parlamentares federais no perí­odo de 1999 a 2015". A pesquisa tem como base documental as proposições legislativas relacionadas a polí­ticas sobre drogas apresentadas na primeira sessão legislativa das últimas cinco legislaturas. O objetivo é compreender se os integrantes do Poder Legislativo Federal têm se orientado conforme uma concepção polí­tica predominantemente liberal ou comunitarista, além de observar as mudanças nessa orientação ao longo do perí­odo estudado.

Por fim, Santer Alvares de Matos, Alessandra Santos e Araci Coelho apresentam o estudo "Câmara Mirim de Belo Horizonte: estudantes egressos e suas percepções sobre a experiência em um projeto de formação polí­tica e cidadã (2008-2015)". O texto avalia os impactos que o Câmara Mirim teve sobre a percepção da vida polí­tica dos vereadores mirins egressos ao longo de oito anos. O Câmara Mirim é um projeto de educação para a democracia por meio da formação polí­tica e do debate sobre temas legislativos atinentes à esfera municipal, coordenado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Boa leitura a todos!