Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

V. 11 N. 25 Jan./Abr. 2018

CÂMARA MIRIM DE BELO HORIZONTE: ESTUDANTES EGRESSOS E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA EM UM PROJETO DE FORMAÇÃO POLÍTICA E CIDADÃ (2008-2015) / CAMARA MIRIM OF BELO HORIZONTE: EGRESS STUDENTS AND THEIR PERCEPTIONS ON AN EXPERIENCE IN A POLICY AND CITIZENSHIP TRAINING PROJECT (2008-2015)

DOI
https://doi.org/10.51206/e-legis.v11i25.337
Enviado
maio 3, 2017
Publicado
2018-04-23

Resumo

O Câmara Mirim é um projeto de educação para a cidadania por meio da formação polí­tica e do debate sobre temas de diversas ordens, coordenado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte. O presente trabalho buscou compreender os impactos que o Câmara Mirim teve sobre a percepção da vida polí­tica dos vereadores mirins egressos, que são adolescentes de 12 a 15 anos de idade, estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental. Um questionário estruturado foi elaborado, constituindo-se como o principal instrumento metodológico. Os vereadores mirins egressos foram convidados a participarem da pesquisa e, após a análise dos dados, constatou-se que o Câmara Mirim é um projeto de educação para a cidadania com resultados efetivos e relevantes para aqueles que diretamente dele participaram. Ao final desse trabalho são apresentadas as considerações finais e os desdobramentos da pesquisa.