Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

V. 10 N. 22 Jan./Abr. 2017

PLENARINHO: NOVOS PARADIGMAS PARA NOVAS GERAÇÕES / PLENARINHO: NEW PARADIGMS FOR NEW GENERATIONS

DOI
https://doi.org/10.51206/e-legis.v10i22.261
Enviado
outubro 26, 2015
Publicado
2017-04-26

Resumo

Este estudo faz um resgate histórico do programa infantojuvenil Plenarinho, da Câmara dos Deputados, e documenta o processo de reflexão sobre seu propósito. Analisa-se o que é oferecido pelo Portal Plenarinho na internet, nas dimensões tecnológica, comunicacional, educacional e polí­tica. Em seguida, avaliam-se os projetos inscritos no Câmara Mirim, observando-se o letramento polí­tico das crianças, segundo requisitos de Crick (1998). A metodologia consiste em pesquisa documental e análise de conteúdo. Os resultados mostram a evolução do programa, referência no Brasil e no mundo, e os desafios que ainda se impõem para sua continuidade, pertinentes tanto para a literatura quanto para a realização de iniciativas semelhantes.