Imagem para capa

ANALISANDO OS DISCURSOS DOS DEPUTADOS FEDERAIS: A LINGUÍSTICA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL NOS DISCURSOS SOBRE CONTABILIDADE PÚBLICA / ANALYZING THE SPEECHES OF FEDERAL DEPUTIES: A STUDY ON THE LANGUAGE OF ACCOUNTING INFORMATION IN THE DISCOURSE ON PUBLIC ACCOUNTS

Arthur Mesquita Camargo

Resumo


No sistema republicano-democrático, a ciência contábil obtém um papel central no apoio à fiscalização das contas públicas. Pressupõe, então, que a Contabilidade Pública deva desempenhar um papel singular nas discussões internas das Casas Legislativas em razão de seu papel de transmutação dos atos de gestão em informações possíveis de serem examinadas. O objetivo deste trabalho é examinar a linguística das informações contábeis nos discursos Parlamentares feitos no Plenário da Câmara dos Deputados. Como metodologia, optou-se por realizar uma pesquisa documental sobre os discursos pronunciados em plenário pelos Deputados no período de 2010 a 2014 e analisá-los pelo método de análise de conteúdo de Bardin. Como resultado, verificou-se que a maioria dos deputados prefere analisar a confiabilidade da informação contábil pela dimensão semântica da semiótica contábil.. 


Palavras-chave


Linguística Contábil; Contas Públicas; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Estatísticas Fiscais; Câmara dos Deputados; Accounting Linguistics; Public Accounts; Applied Accounting to the Public Sector; Tax Statistics; Chamber of Deputies.

Texto completo:

PDF