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ORALIDADE E CIDADANIA: ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL “MAROJA NETO”, DE BELÉM (PA), GANHAM VOZ E VOTO NO PROJETO CÂMARA MIRIM (ORALITY AND CITIZENSHIP: STUDENTS OF STATE SCHOOL MAROJA NETO, LOCATED IN BELÉM (PA), GAIN VOICE AND VOTE IN THE PROJECT CÂMARA MIRIM)

Tânia Regina do Nascimento Monteiro

Resumo


Relato e análise da experiência de estudantes de Belém (PA) no projeto Câmara Mirim, promovido pela Câmara dos Deputados. Mostra a contribuição do projeto na formação política e no desenvolvimento da competência linguística dos discentes, a partir da escrita e da oralidade, usando a língua como prática social e exercício de cidadania, fora do espaço físico da sala de aula. O projeto colocou os alunos em contato com diversos gêneros textuais e com o Parlamento em um contexto real e de interação. Os estudos foram baseados em bibliografias sobre gêneros de texto e nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN).


Palavras-chave


Língua Portuguesa; Cidadania; Oralidade; Produção Textual; Prática de Ensino.

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